Abadia e Delma

Abadia e Delma

terça-feira, 13 de março de 2012

XVIII Encontro

RELATÓRIO DO XVIII ENCONTRO DO GESTAR II
Município: Niquelândia –GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional  
Data: 01/03/2012 e 02/03/2012                   Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Atividades Propostas                            Tempo Previsto
1.      Acolhida.......................................10’
2.      Mensagem....................................05’
3.   Retomada do filme: “Como estrelas na Terra, toda criança é especial.”.90’
4. Seminário: Concepções gramaticais....30’                                                      
5.  Vídeo: Introdução a Arte...................10’
6. Leitura de Imagens.............................05’
7. Oficina com figuras de linguagem........30’
8. Orientações para apresentação do Seminário...05’
CONSIDERAÇÕES FINAIS
                Iniciamos o encontro fazendo a acolhida e reflexão através do Salmo 23. Em seguida, retomamos o filme “Como estrelas na Terra, toda criança é especial.” Após, fizemos uma conclusão enfatizando a importância de observarmos o comportamento dos nossos alunos para detectarmos alguns desvios de aprendizagem em tempo adequado e assim buscar os meios para encontrar uma solução. A plástica deste filme também retratou a função primordial dos conteúdos referentes a Arte, já que ela é uma forma de conhecimento que está muito relacionada com o nosso cotidiano e temos que lançar mão desta ferramenta para ampliarmos e melhorarmos a qualidade do ensino aprendizagem de nossos alunos. Em seguida. Abordamos o seminário referente às concepções gramaticais. Cada grupo especificou sobre um dos sentidos da gramática. O primeiro deixou claro que a gramática interna e o ensino produtivo está no texto oral ou escrito de todos os falantes. Essa gramática vai sendo ampliada, na medida em qeu o falante vai entrando em contato com novas situações sociocomunicativas. O segundo grupo discorreu sobre a gramática descritiva ou o ensino reflexivo a qual procura descrever os usos das regras da língua e busca razões para esses usos, sem a preocupação de rotular os empregos em “certos” e “errados”. Citaram como exemplos o estudo de interpretação e de reescrita de textos. Nesses casos, trata-se de estudar as possibilidades lingüísticas mais adequadas a determinado momento de comunicação, e não de rotular fórmulas já padronizadas. O último grupo  enfatizou com propriedade a gramática normativa ou o ensino prescritivo onde o foco é exclusivamente o estudo das regras de uso da norma culta da língua. Esta estabelece o certo e o errado e privilegia as regras do dialeto culto, visto como o único válido e legítimo no ensino da língua. Em seguida, veiculamos um vídeo sobre a Arte indicando o papel que ela exerce na vida humana. A arte é cultural, é uma construção histórica e a forma de expressar-se por meio dela e de percebê-la muda sempre, conforme os tempos e os lugares. Continuando, foi realizada a leitura de imagens, onde produzimos palavras para evocações imagéticas e produzimos imagens mentais quando provocados por palavras. Assim como a imagem fertiliza a palavra, da mesma forma a palavra sendo cega, nos faz ver. Ao final, fizemos as orientações para apresentação do seminário referente aos Projetos. Foi um encontro bastante proveitoso e dinâmico, os cursistas demonstraram empenho e dedicação em todos os momentos.

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