Abadia e Delma

Abadia e Delma

terça-feira, 27 de março de 2012

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROJETO CONSTRUINDO O SABER


“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina.

Apresentação
A história da cultura e dos livros tem uma longa tradição, mas só há pouco tempo ela ampliou seu âmbito para compreender também a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais. Saber expressar-se numa língua não é simplesmente dominar o modo de estruturação de suas frases, mas é combinar essas unidades sintáticas e peças comunicativas eficientes, utilizando-se de variados gêneros que segue desde a literatura portuguesa, das origens medievais até os mais representativos autores do século XX.
Atualmente, percebe-se que os alunos ao chegarem ao ensino médio apresentam imensas dificuldades de leitura / interpretação de textos e que as aulas de Língua Portuguesa, até então, não estão privilegiando a leitura e sim a gramática normativa. E essa abordagem tradicional da linguagem é uma das causas para as dificuldades dos alunos na área da leitura e interpretação.
A Literatura precisa ser encarada como fenômeno artístico, considerada em sua natureza educativa por excelência, porque traz  valores, crenças, ideias, pontos de vista de seus autores, que podem enriquecer a vida daqueles que a leem. Não deve estar presa a modismos pedagógicos e sim ser considerada como uma atividade prazerosa de conhecimento do ser humano e das diversas funções da linguagem, dentre elas a função poética, pois retrata e recria as questões humanas universais, numa linguagem esteticamente trabalhada, transgressora da rotina cotidiana.

Objetivo

·      Desenvolver no educando o prazer pela leitura e escrita, através da pesquisa de modalidades literárias diversas, estimulando a produção de textos formalmente organizados em determinado gênero textual, a fim de que o aluno possa desenvolver em si o conhecimento, a diversidade e a complexidade da literatura brasileira e universal.

Objetivos específicos

·     Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela leitura e possibilidades de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de objetivos.
·     Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações sociais, interpretando-os  corretamente inserindo as intenções  de que os produz.
·     Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes, organizar notas, elaborar roteiros, compor textos coerentes a partir de textos ouvidos de diferentes fontes e fazer resumos, índices e etc.
·     Compreender a origem e a evolução da Língua e da Literatura Portuguesa.
·     Entender os recursos presentes nas produções medievais relacionando-os às outras Literaturas e atualidades.
·     Identificar características literárias, estilos, autores e visão de mundo.
·     Utilizar a linguagem oral e escrita para compreender textos com coesão e coerência.
·     Desenvolver nos alunos habilidades de produzir textos poéticos.
·     Incentivar o trabalho em equipe.
·     Estimular a criatividade.
·     Promover o hábito da leitura.
·     Pesquisar obras literárias produzidas em períodos de regimes autoritários e experiências históricas de violência, avaliando suas relações com o contexto ideológico e cultural.

Justificativa
        Entender a leitura, ter leitores que sentem prazer nessa prática, mediar textos, são desafios da escola nos tempos atuais. Em nossa sociedade, o espaço reservado à cultura na vida de grande parte das pessoas tem sido cada vez menor; expostas a formas de prazer mais imediatas, como a televisão, o rádio, o videogame, a internet, dificilmente o cidadão comum se interessa por meios mais aprofundados de interação com as artes e o conhecimento como forma de lazer. É nesse contexto que se insere a leitura. Preocupados com essa situação, a qual se avizinha de nossa prática docente e reconhecendo o importante papel da leitura na vida dos jovens, decidimos empreender estudos na área de ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Formação Histórica e Cultural. Analisando esse contexto é que desenvolvemos uma proposta educativa para ampliar o domínio da linguagem e o gosto pela leitura, permitindo um trabalho com a multiplicidade de gêneros que serão utilizados na produção textual dos alunos. Assim serão formados leitores capazes de reconhecer as sutilezas e peculiaridades advindas do conhecimento e formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade.


Metodologia:  

·        Conversas informais sobre fatos e acontecimentos vivenciados pelos educandos;
·        Reprodução ou dramatização de histórias ouvidas ou lidas;
·        Leituras silenciosas e orais;
·        Debates;
·        Jornal falado;
·        Estudo de vocabulário;
·        Leituras variadas;
·        Produções de textos;
·        Comentários e opiniões sobre textos lidos;
·        Escritas de avisos, recados, pequenos textos, poemas, etc;
·        Prática de redação;
·        Concurso de redação, poesias e leituras;
·        Consultas ao dicionário;
·        Confecção de cartazes, frases, mensagens, desenhos informativos, colagens...
·        Filmes, Palestras, músicas, poesia e textos instrucionais;
·        Apresentação de trabalhos bibliográficos;
·        Visitas a bibliotecas públicas e da própria instituição;
·        Apresentação de trabalhos escritos e orais;
RECURSOS DIDÁTICOS

·        Livros literários do OBJETIVO;
·        Livros diversos;
·        Cartazes, jornais, revistas e dicionários;
·        Músicas;
·        Filmes;
·        Chamex;
·        Pincéis, lápis de cor;
·        Canetinhas;
·        Cartolinas;
·        Cadernos;
·        Quadro e giz;
·        Material para ornamentação nas dramatizações;
·        Computadores;
·        Data show;
·        Aparelho de som e televisão;
·        Bibliotecas;
·        Banners;
·        EVA;
·        Mesas;

Avaliação:

  A avaliação será contínua, conforme os seguintes critérios: atividades variadas envolvendo a Literatura Brasileira, Portuguesa, exercícios escritos e orais, debates, pesquisas, dramatizações, leituras, prática de redação, atividades lúdicas, apresentações musicais, apresentação de trabalhos individual e em grupo, peças teatrais e  jogral.

Cronograma

Março a dezembro de 2011

Público alvo: Alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e comunidade.
Culminância do Projeto : 09  de dezembro de 2011.
Local do evento: Cine Teatro

COLÉGIO ÊXITO E INSTITUTO PEDAGÓGICO
Professoras: Fabiana Gomes da Silva
                  Nubia Aparecida P.Souza Santana
                
Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura  e Prática de Redação.
Ensino Fundamental e Médio.
Coordenador: Cleiton Nilson e Ademildes  Maria Godoi
Diretora: Ivonete Dourado Quintão e Eneida Lopes Godoi

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