Abadia e Delma

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sexta-feira, 23 de março de 2012

PORTFÓLIO

TEXTO ARGUMENTATIVO ENVOLVENDO LÍNGUA, CULTURA,
PRÁTICAS SOCIAIS E EXCLUSÕES

           
            A linguagem é um dos temas da cultura mais importantes, porque a linguagem demonstra a identidade do individuo e do meio ao qual pertence.
            Somos sabedores que existe muito preconceito em relação à língua, muitos ainda preconizam que ela é poder, um sistema de hierarquia, um modo de distinção.
            A escola torna-se excludente, pois a grande parte de seus alunos não em acesso à variedade considerada padrão, consequentemente, a escola que deveria ser um espaço de interação social, onde todos tenham acesso á informação e ao conhecimento, ainda privilegia as classes dominantes, contribuindo para o controle social.
   A variedade lingüística do aluno deve ser valorizada e respeitada, jamais excluída e considerada inferior. Ao professor compete mostrar que há uma variedade lingüística de maior prestígio social, que também deve ser estudada par que o educando possa participar ativa e criticamente nas relações sociais, mas deve deixar claro que esta variedade não deve substituir a variedade que cada um traz consigo.
   O papel da escola é proporcionar diversos conhecimentos e aprendizagens, visando propiciar um ensino de qualidade a todos, respeitando os conhecimentos prévios de cada um. Valorizar somente a língua padrão faz com que a sala deixe de ser um espaço de comunicação e interação, onde todos expressam seus conhecimentos, e passa a ser um cenário de correção e repressão.
   As ações que a escola desenvolve devem levar o educando à tomada de decisões, a debates, à defesa de opiniões, objetivando a formação dos cidadãos críticos. A valorização da cultura popular por parte da escola pode ser o ponto principal na luta contra o preconceito e as desigualdades. Respeitar cada um na sua individualidade, proporcionar a todos condições iguais de aprendizagem deve ser o objetivo maior da escola.

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