Abadia e Delma

Abadia e Delma

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

XII Encontro

RELATÓRIO DO XII ENCONTRO DO GESTAR II
Município: Niquelândia –GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional  
Data: 20/10//2011 e 21/10/2011                   Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Atividades Propostas                                                          Tempo Previsto
1.      Acolhida............. ...............................................................10’
2.      Mensagem............................................................... ..........10’
3.      Dinâmica ...........................................................................20’
4.      Relato de experiência – Avançando na Prática....................20’
5.      Leitura Orientada do texto: Coerência / Coesão .................20’
6.      Vídeo: Coesão Textual.......................................................10’
7.      Atividades: Para organizar informações
                          Elementos da Narrativa...... ..............................40’
8.      Música: Te Ver..................................................................10’
9.      Retomada do Projeto.........................................................10’                   
10.   Lição de Casa: Estudo das Unidades 21 e 22 do TP6..........10’
11.  Caça ao Tesouro..................................................................30’
CONSIDERAÇÕES FINAIS
            Iniciamos o encontro com a acolhida e uma mensagem homenageando o dia do professor. Na seqüência fizemos a dinâmica do repolho enfocando os conteúdos do TP5. Após a dinâmica foi realizado o relato da experiência do Avançando na prática. Realizou-se também a leitura orientada do texto: Coerência e Coesão para elucidar os conteúdos trabalhados neste encontro. Dentre eles podemos destacar: elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos num texto, as relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos. Para complementar os conteúdos aplicados foram realizados várias atividades dos AAA5, onde a coesão textual estava presente, podemos citar: Aula 1 – Para organizar as informações, Aula 5 – Elementos da Narrativa, Aula 8 – Música: Te Ver (Skank) . Foi indicada a lição de casa 1 e no final fizemos uma dinâmica chamada”Caça ao tesouro,” onde havia prêmios para os cursistas. Foi um momento de muita alegria e descontração. Os cursistas foram divididos em duas equipes e cada equipe procurou as pistas do tesouro com o objetivo de encontrá-lo. Ao final foi uma festa, todos se divertiram e deliciaram uns apetitosos chocolates.
“ Educar é abrir caminhos, ultrapassar fronteiras, desbravar trilhas rumo aos novos horizontes. Educar é uma via de mão dupla: tanto ensinamos quanto aprendemos. Tanto doamos quanto recebemos.”
                                                      (Gabriel Chalita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário