Município: Niquelândia –GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional
Data: 22/09//2011 e 23/09/2011 Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Atividades Propostas Tempo Previsto
1. Acolhida............. ................................................................................10’
2. Mensagem............................................................... ...........................10’
3. Leitura de Imagem e Produção Textual.................................................30’
4. Slides: Hipóteses sobre a Pedagogia da escrita......................................20’
5. Leitura – Texto: “A redação e o dicionário” Pág. 170............................10’
6. Vídeo: Produção Textual......................................................................20’
7. Introdução do TP5 - Estilística...............................................................20’
8. Vídeos: Figuras de Linguagem
Figuras de Linguagem nas letras de música...................................30’
9. Avançando na Prática.............................................................................10’
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Iniciamos o encontro fazendo a acolhida e uma reflexão através da mensagem veiculada. Desenvolvemos uma oficina através dos títulos de algumas músicas. Assim, que eles formaram os grupos, apresentaram cantando as letras das mesmas. Em seguida, cada grupo, organizou seu espaço para produzir um texto oral envolvendo as figuras propostas pelo dinamiza dor. Cada grupo organizou sua história e apresentou aos demais. Na sequência foram expostos os slides sobre as hipóteses referentes a pedagogia da escrita, as quais enfatizam as dimensões soiocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades escritas. Logo após, foi realizada a leitura orientada do texto “A redação e o dicionário” de Lygia Bojunga Nunes e a apresentação do vídeo: Produção Textual. Para fazer a introdução do tema referente a Estilística – TP5 utilizamos a música “Borboletas” de Victor e Leo a qual retrata em sua letra várias figuras de linguagem, dentre elas a metáfora e a metonímia. Neste momento, foram utilizados dois vídeos sobre as figuras de linguagem, os mesmos abordaram o conteúdo inserido em letras de músicas. Fizemos a retomada do Projeto e indicamos a lição de casa. Neste encontro observei muito empenho dos cursistas no que tange a realização das atividades. O mesmo foi realizado com muito afinco e dinamismo, já que as estratégias favoreceram o desenvolvimento dos conteúdos.
“A leitura nos dá uma releitura de nós mesmos. E cada palavra lida, seja onde for, acrescenta sabedoria.”
(Paola Rhoden)
Nenhum comentário:
Postar um comentário