RELATÓRIO DO XI ENCONTRO DO GESTAR II
Município: Niquelândia –GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional
Data: 06/10//2011 e 07/10/2011 Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Atividades Propostas Tempo Previsto
1. Acolhida............. ............................................................10’
2. Mensagem............................................................... .......10’
3. Construindo história.........................................................40’
4. Vídeo: Coerência Textual.................................................10’
5. Atividades: O sentido do texto
O enlace de idéias..................................... ....40’
6. Música: Luar do Sertão...................................................15’
7. Vídeo: Coesão textual.....................................................20’
8. Música: Passe em casa...................................................15’
9. Retomada do Projeto.....................................................10’
10. Avançando na Prática.....................................................10’
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a acolhida, desenvolvemos uma oficina de construção de histórias. Os cursistas foram divididos em grupos e cada qual recebeu um envelope com uma história embaralhada como um quebra-cabeça. Os cursistas em cada grupo deveriam organizar a história observando a coerência e a coesão da mesma. Na seqüência, foi utilizado um vídeo sobre coerência textual, o qual enfatiza os elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto. Abordava também mecanismos de coesão referencial e mecanismos de coesão seqüencial. Em seguida, foram aplicadas atividades referentes aos AAA5: “O sentido do texto e o Enlace de idéias.” Atividades que enfocam a coerência nos textos. Após, usamos a música “Luar do Sertão de Catulo da Paixão para introduzir a coesão textual. Para ilustrar o tema, abordamos um vídeo sobre “Coesão textual.” Para finalizar usamos a música: Passe em Casa dos Tribalistas, esta explora de maneira inteligente e criativa a reiteração ou repetição – recurso estilístico que serve para reforçar idéias e argumentos dentro de um texto. Logo após, indicamos a lição de casa. O encontro foi muito bom, os cursistas salientaram em todos os momentos que este dinamismo deve abranger o dia-a dia e às vezes os professores não sabem utilizar destes procedimentos para viabilizarem seu trabalho com qualidade.
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” .”
(Mahatma Gandhi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário