Município: Niquelândia –GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional
Data: 25/08//2011 e 26/08/2011 Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Atividades Propostas Tempo Previsto
1. Acolhida............. ..........................................................................10’
2. Dinâmica ...................................................................................... 05’
3. Mensagem............................................................... .....................10’
4. Slides: Estratégias de Leitura..........................................................30’
5. Slides: Dimensões Textuais na Leitura.............................................30’
6. Texto Reflexivo: Por que meu aluno não lê TP 4...............................20’
7. Slides: Seqüência Didática...............................................................20’
8. Vídeo: Vida Maria...........................................................................20’
9. Planejamento: Seqüência Didática....................................................30’
10. Avançando na Prática.......................................................................10’
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Iniciamos o encontro fazendo a acolhida e uma dinâmica de saudação. Logo após, realizamos uma exposição de slides sobre as estratégias de leitura, tanto as cognitivas quanto as metacognitivas. O ato de ler exige uma complexidade, às vezes ainda misterioso para nós, por isso a necessidade de se estabelecerem os limites do vários procedimentos e das várias habilidades, bem como identificar as dimensões sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita. Após, foram realizadas exposições sobre as dimensões na leitura e o estudo do texto “O sorriso de Gagarim”. Realizamos a retomada do texto “Por que meu aluno não lê?” TP4 – Págs. 146 e 147. Na seqüência, veiculamos o filme “Vida Maria”, o qual retrata a história do que se mais vê aqui no interior do nordeste, onde vemos crianças que tem sua infância interrompida muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida aos poucos recursos e a más condições. A Maria que aparece no filme mostra satisfação no que faz, em apenas escrever seu primeiro nome a princípio, o momento em que sua mãe lhe chama a atenção, é tirada, não só a atenção como seu futuro de ser uma pessoa diferente que sua mãe, que não tem uma visão do futuro, querendo dar a filha a mesma criação que teve. O objetivo do curta é mostrar que devemos dar sempre mais que tivemos pros demais, para tentar construir um futuro que não tivemos, e estar sempre a procura do melhor e não se acomodar naquilo que vivemos. Prosseguindo o encontro, foi proposto aos cursistas que elaborassem uma Sequência Didática envolvendo o tema do filme “Vida Maria” aliado a um outro texto a escolha do cursista. Por fim, foram indicadas as atividades da Lição de Casa.
“Quem Lê pensa melhor e escreve com mais espontaneidade. Quem pensa escreve melhor e lê com mais profundidade. Quem escreve lê melhor e pensa com mais intensidade.”
(Gabriel Perissé)
Nenhum comentário:
Postar um comentário