Abadia e Delma

Abadia e Delma

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Relatório V Encontro

RELATÓRIO DO V ENCONTRO DO GESTAR II
Município: Niquelândia – GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional  
Data: 12/05//2011  e 13/05/2011              Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Atividades Propostas                                                            Tempo Previsto

  1.  Acolhida............. ...................................................................15’
  2.  Mensagem  - Salmo 138..........................................................15’
3.    Dinâmica dos balões – divisão de grupo..................................40’
      4.    Atividade – Prosa e Verso: Texto A Pesca.............................60’                                                     
      5.   Apresentação do filme: Escritores da Liberdade.......................1h 20’
      6.   Lição de casa 1: TP4 – P. 209................................................30’
CONSIDERAÇÕES FINAIS
            Iniciamos este encontro com a mensagem do salmo 138. Após a reflexão fizemos um dinâmica para organização de grupos para trabalharmos com a atividade Prosa e Verso. Cada grupo de cursistas escreveu um texto baseado no poema “A pesca”, utilizando assim, o tipo textual solicitado. Posteriormente. Foi exibido o filme “Escritores da Liberdade”, tendo como objetivo a análise do comportamento da personagem principal em relação ao contexto exposto no filme. Neste encontro enfatizamos que letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a leitura e a escrita tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Como exemplo, apontamos as estratégias utilizadas pela personagem principal do filme “Escritores da Liberdade”, a qual instigou os alunos a lerem  literaturas que estivessem relacionadas com o cotidiano dos seus alunos, já que eles estavam inseridos numa sociedade discriminativa e violenta. Esta docente ampliou os horizontes dos mesmos no que tange as práticas de sócio-culturais. Os cursistas gostaram do enredo do filme, ficaram apreensivos quanto ao final, pois não conseguimos terminá-lo neste encontro.
“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo”.
                                                                             (Paulo Freire)




Nenhum comentário:

Postar um comentário