Abadia e Delma

Abadia e Delma

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Relatório IV Encontro

            RELATÓRIO DO VI ENCONTRO DO GESTAR II
Município: Niquelândia – GO
Tutoras: Abadia Ribeiro de Freitas e Delma Trindade de Oliveira
Local: NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional  
Data:  26/05//2011  e 27/05/2011             Carga Horária: 4h
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
         Atividades Propostas                                                     Tempo Previsto
  1.  Acolhida............. ..................................................................... 10’
  2.  Música: Tente outra vez.............................................................10’
3.     Oficina: Jornal Falado.............................................................60’
4.    Revendo conceitos .................................................................60’ 
5. Filme: Escritores da Liberdade – final.........................................60’                                                   
      6.   Lição de casa – Estudo das Unidades 15 e 16 do TP4.............40’

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste encontro fizemos a acolhida usando a música de Raul Seixas “Tente outra vez”. A  letra desta música demonstra a importância de termos perseverança, de não desistirmos dos nossos objetivos diante das dificuldades. Para abordarmos o Letramento de uma forma lúdica trabalhamos com a dinâmica do Jornal Falado. Trouxemos vários suportes textuais que constavam textos envolvendo a cultura local, a regional e a nacional, além de outros gêneros textuais. Fizemos a divisão de grupos e cada grupo preparou sua parte no Jornal , usando as informações que estavam dispostas na sala. Fizemos a opção por trabalhar com o Jornal Falado para enfatizarmos o letramento porque neste trabalho podemos abarcar várias informações, desde os panfletos expostos nas ruas, até os livros literários, não esquecendo também dos cartazes que denotam as festas recentes da região. Foi um momento ímpar, onde os professores colocaram em prática o funcionamento desta oficina. Os cursistas  interagiram nos grupos e depois socializaram com muito empenho e satisfação o Jornal Falado. Ao final, fizemos questionamentos referentes aos conteúdos estudados no TP4 – Unidade 13 e 14 tais como: “Com esta atividade conseguimos trabalhar com os alunos a diversidade cultural?” “É possível aumentar os conhecimentos sócio culturais dos alunos?” “O letramento foi enfocado neste trabalho?” Os cursistas foram discutindo estes temas abordados, constatando assim que foi uma oficina bem coerente para estimular os alunos a lerem e a participarem dos assuntos da comunidade em que estão inseridos. Em seguida, solicitamos a cada  grupo de cursistas que escrevessem em uma ficha o significado de Letramento.  Fizemos um cartaz com todas as ideias escritas para chegarmos a uma conclusão. Retomamos em seguida, o filme “Escritores da liberdade “ para assistirmos o final. A discussão sobre os temas enfatizados por ele será realizado no próximo encontro. Após falamos sobre a Lição de Casa 1 – Escolha de um Avançando na prática para aplicação e apresentação em sala.

“NINGUÉM educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo.”         (Paulo Freire)



                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário