Abadia e Delma

Abadia e Delma

quarta-feira, 25 de abril de 2012

AUTO- AVALIAÇÃO TUTORA DELMA TRINDADE

AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA GESTAR II

TUTORA:  DELMA TRINDADE DE OLIVEIRA


O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II no Município de Niquelândia teve início no mês de março de 2011 com a aula inaugural e terminou em março de 2012. Na Turma 2 foram inscritos no programa 23 professores, mas somente 17 destes concluíram o curso, ressaltando que a maioria dos cursistas residem na zona rural e tem difícil acesso à cidade devido à distância, às más condições das estradas e quase sempre a falta de transporte, fatores pelos quais alguns vieram a desistir. Outro fator que fez com que outros desistissem foi por não fazerem parte do quadro efetivo do município.
O Curso foi ministrado no NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional com muita dedicação, compromisso e responsabilidade onde tivemos total apoio da Secretária da Educação e também da superintendente deste órgão. Os encontros presenciais proporcionaram aos cursistas: troca de experiências, reflexão individual e em grupos, esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, planejamento e elaboração de situações didáticas, análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos. No decorrer do curso pude acompanhar os cursistas através do Plantão e Acompanhamento Pedagógico. Durante todo o curso, os cursistas se empenharam bastante no estudo dos TPs, na aplicação dos avançando na prática e na elaboração e desenvolvimento dos projetos.
 Ao final do programa constatei através de todo o processo avaliativo que os cursistas estavam desenvolvendo com sucesso todas as competências esperadas, demonstrando então muita satisfação pelas experiências vividas.
Participar deste programa como tutora, foi para mim uma excelente oportunidade de crescimento na área de Língua Portuguesa, aprendi muito com o GESTAR II, principalmente porque ele se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, e tudo isso juntamente com os estudos realizados no Curso de Letras me proporcionou vivenciar experiências que nortearão os meus objetivos em outros âmbitos educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário