Abadia e Delma

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quarta-feira, 25 de abril de 2012

AUTO - AVALIAÇÃO - TUTORA ABADIA RIBEIRO

AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA GESTAR II

 TUTORA: ABADIA RIBEIRO DE FREITAS LIMA

A gestão municipal do município de Niquelândia aderiu ao Programa GESTAR II – Gestão da Aprendizagem Escolar por ser um curso de formação continuada semipresencial que objetiva a melhoria do processo ensino aprendizagem promovendo condições para que os alunos se desenvolvam de forma harmoniosa, tornando-se autônomos e cooperativos, críticos e criativos. A Secretária da Educação e a Superintendente do NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional nos delegaram total autonomia e respaldo para colocar o programa em ação. Toda a estrutura e logística do NATE ficaram a nossa disposição. Em novembro de 2010 fizemos a primeira capacitação em Goiânia e a partir das orientações recebidas começamos a traçar o cronograma e a fazer as inscrições dos professores que tinham interesse neste curso. Foram inscritos 57 cursistas para a disciplina de Língua Portuguesa, os quais foram divididos em duas turmas e 30 para Matemática.
Atuei como coordenadora do Programa no município e tutora da Turma 1 de Língua Portuguesa. Iniciamos em março de 2011 devido ao atraso do MEC na entrega do material. Foram 20 encontros presenciais, nos quais cumprimos a ementa do curso. Em novembro de 2011, fizemos a segunda formação em Brasília e por causa desse espaço maior de tempo, o desenvolvimento de alguns Cadernos de Teoria e Prática foram mais sucintos.
No período do Curso abordamos as Oficinas Coletivas, a qual se trabalhava interativamente os conteúdos dos TP’s, fizemos o atendimento aos professores através  do Plantão Pedagógico e do Acompanhamento nas escolas, constatamos como estava acontecendo o processo das aulas e do Projeto. A cada TP entregue os professores aplicavam os Avançando na Prática e as atividades dos AAA’s, assim os professores constatavam as teorias estudadas. Fizemos o atendimento aos professores através do Plantão Pedagógico e do Acompanhamento nas escolas, verificamos como estava acontecendo o processo das aulas e o desenvolvimento do Projeto. Durante este percurso analisamos o desempenho dos alunos envolvidos no Programa e observamos que havia melhoria no ensino aprendizagem.
Como tutora fui mediadora de 34 cursistas inicialmente e terminei o curso com 32. Dois cursistas desistiram devido problemas pessoais. Foram desenvolvidos seis Projetos, os quais abordavam temas interdisciplinares que visam o desenvolvimento do aluno em todos os âmbitos, desde o social até pessoal. No decorrer do curso os professores tiveram a oportunidade de modificarem suas estratégias de aulas, bem como o desenvolvimento de relações com seus alunos de modo a concretizar a formação em situações efetivas. Esta ligação entre teoria e prática possibilita que os cursistas compreendam as situações e consigam lidar com elas. Ocorreram momentos de compartilhamento e aprendizagem intensa, pois cada um, com sua experiência ímpar, vinda de escolas diferentes abriram campos de desenvolvimento potencial para todos. Este momento da discussão e de discordâncias são saudáveis no processo e na construção coletiva de propostas. Dediquei-me aos estudos do TP’s, pesquisei quando necessário e vivenciei momentos ricos em aprendizagens. Esta oportunidade acrescentou-me saberes e competências, as quais levarei para o campo de outros trabalhos.

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