Abadia e Delma

Abadia e Delma

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Planejamento do GESTAR II

PREFEITURA MUNICIPAL DE NIQUELÂNDIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
NATE – Núcleo de Apoio Tecnológico Educacional
PLANEJAMENTO DO PROGRAMA GESTAR II


TP1 – Linguagem e Cultura

Objetivos:
• Relacionar língua e cultura;
• Identificar os principais registros do Português;
• Identificar os principais dialetos do Português;
• Caracterizar a norma culta;
• Caracterizar a linguagem literária;
• Caracterizar a língua oral e a língua escrita;
• Conceituar texto;
• Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/ aprendizagem de línguas;
• Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
• Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
• Identificar os vários tipos intertextualidade;
• Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas - Variantes linguísticas: dialetos e registros

Conteúdos:
- Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
- O texto como centro das experiências no ensino da língua
- A intertextualidade
- Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo

TP2 – Análise linguística e análise literária

Objetivos:
• Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
• Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
• Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
• Conceituar e identificar a frase;
• Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
• Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto;
• Identificar a arte na vida cotidiana;
• Indicar formas e características da arte;
• Indicar as funções da arte.
• Identificar figuras na linguagem cotidiana;

• Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
• Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto.

Conteúdos:
A gramática e seus vários sentidos
- A frase e sua organização
- A arte: formas e função
- Linguagem figurada - Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo

TP3 – Gêneros e tipos textuais

Objetivos:
• Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
• Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
• Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
• Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
• Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel;
• Caracterizar sequências tipológicas narrativas e descritivas;
• Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas;
• Caracterizar sequências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
• Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros;
• Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
• Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

Conteúdos:
- Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Trabalhando com gêneros textuais
- Tipos textuais
- A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas

TP4 – Leitura e Processos de Escrita I

Objetivos:

• Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
• Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
• Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional;
• Reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
• Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
• Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura;
• Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
• Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
• Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
• Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
• Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
• Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.

Conteúdos:

- Leitura, escrita e cultura
- O processo da leitura
- Mergulho no texto
- Produção textual – crenças, teorias e fazeres
- Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo

TP5 – Estilo, coerência e coesão

Objetivos:
• Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
• Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
• Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
• Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
• Verificar como se constrói a coerência nos textos;

• Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
• Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
• Analisar mecanismos de coesão referencial;
• Analisar mecanismos de coesão seqüencial;
• Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
• Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
• Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
Conteúdos:
- Estilística
- Coerência textual
- Coesão textual
- Relações lógicas no texto
- Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo

TP6 – Leitura e Processos de escrita II

• Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
• Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
• Reconhecer a qualidade da argumentação textual;
• Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
• Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
• Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
• Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.
• Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
• Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
• Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
• Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

Conteúdos:
- Argumentação e linguagem
- Produção textual: planejamento e escrita
- O processo de produção textual: revisão e edição
- Literatura para adolescentes

Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário